Um inimigo silencioso: Saiba mais sobre o câncer de testículo

Abril é o mês da conscientização do câncer de testículo, essa doença representa de 1% a 5% do total de casos de tumores em homens no Brasil. Apesar de raro, preocupa porque a maior incidência é em homens em idade produtiva - entre 15 e 50 anos. Alguns homens não apresentam nenhum sintoma da doença e ela tende a ser diagnosticada durante a realização de exames para outros problemas de saúde, ou quando apresentam, os sintomas são atribuídos a outras causas. Às vezes, a doença pode ser diagnosticada por exames de imagem feitos para diagnosticar, por exemplo, a causa da infertilidade.

Os principais sintomas do câncer de testículo são:

- Nódulo ou inchaço no testículo.
- Crescimento ou dor na mama.
- Puberdade precoce.

É importante frisar que esse câncer é facilmente curado quando detectado precocemente e apresenta baixo índice de mortalidade. A detecção precoce do câncer é a estratégia para encontrar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento.  A detecção pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou com o uso de exames periódicos em pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença.

Fonte: INCA e Oncoguia - adaptados.

As informações esclarecidas nessa página, visam informar e não substituir uma consulta médica. Em caso de dúvidas ou para mais informações, procure um médico especialista.??

Um inimigo silencioso: Saiba mais sobre o câncer de testículo

Compartilhe