Câncer de Tireoide

A tireoide é uma glândula constituída por dois lobos, o esquerdo e o direito, ligados por um istmo. Juntos, eles assumem o formato de uma borboleta de asas abertas, de um escudo ou da letra H. Os hormônios tireoidianos são fundamentais para o metabolismo. A quantidade que a glândula produz é regulada pela hipófise, glândula situada no cérebro que fabrica o TSH, o hormônio estimulador da tireoide.

O câncer de tireoide é um câncer que começa na glândula tireoide. A maior parte dos tumores são benignos, mas outros são malignos, o que significa que podem se disseminar para os tecidos adjacentes e outras partes do corpo.

Os dois tipos mais comuns de câncer de tireoide são o carcinoma papilífero e o carcinoma folicular. O carcinoma de células de Hürthle é um subtipo de carcinoma folicular. Todos estes tipos de tumores são diferenciados.

O câncer de tireoide atinge três vezes mais as mulheres do que os homens, na faixa entre os 20 e os 65 anos. O principal sintoma é o aparecimento de nódulo palpável ou visível na região da tireoide ou do pescoço. Outros sintomas que o câncer de tireoide pode provocar:

- Inchaço no pescoço.
- Dor na parte anterior do pescoço, às vezes, subindo para a região dos ouvidos.
- Rouquidão ou outras alterações na voz que não desaparecem.
- Dificuldade para engolir.
- Problemas respiratórios.
- Tosse constante.

Fonte: Oncoguia e Drauzio Varella

As informações esclarecidas nessa página, visam informar e não substituir uma consulta médica. Em caso de dúvidas ou para mais informações, procure um médico especialista.

Câncer de Tireoide

Compartilhe