Tipos de câncer

Existem mais de 100 tipos de câncer. Cada tipo de câncer geralmente é nomeado de acordo com o órgão ou tecido em que ele se originou. Por exemplo, o câncer de pulmão começa nas células do pulmão. Os cânceres também podem ser descritos pelo tipo de célula que os formou, visto que em um mesmo órgão ou tecido podemos ter tipos diferentes de células, assim por exemplo, um câncer de pulmão pode ser classificado em vários subtipos celulares.

Carcinoma

Carcinoma é o tipo de câncer mais comum. Eles são formados por células epiteliais, ou seja, as células que cobrem as superfícies interna e externa do corpo. Existem muitos tipos de células epiteliais, assim são denominados de acordo com a célula específica:

  • Adenocarcinoma é um câncer que se forma em células epiteliais que produzem fluidos ou muco, os tecidos glandulares na maioria. A maioria dos cânceres de mama, cólon e próstata são adenocarcinomas.
  • Carcinoma basocelular é um câncer que começa na camada inferior ou basal (base) da epiderme, que é a camada externa da pele de uma pessoa.
  • Carcinoma de células escamosas ou epidermóide, é um câncer que se forma nas células epiteliais localizadas logo abaixo da superfície externa da pele. As células escamosas também revestem muitos outros órgãos, incluindo o estômago, intestinos, pulmões, bexiga e rins.
  • Carcinoma de células transicionais é um câncer que se forma em um tipo de tecido epitelial denominado epitélio transicional ou urotélio. Este tecido possui células epiteliais que podem ficar maiores e menores, e são encontrados revestindo a bexiga, ureteres e parte dos rins (pelve renal), e alguns outros órgãos. 

Sarcoma

Sarcomas são cânceres que se formam nos ossos e tecidos moles, incluindo músculos, gordura, vasos sanguíneos e linfáticos, e tecido fibroso (como tendões e ligamentos). O osteossarcoma é o câncer ósseo mais comum.

Outros exemplos: leiomiossarcoma, sarcoma de Kaposi, histiocitoma fibroso maligno, lipossarcoma e dermatofibrossarcoma protuberans.

Neoplasias Hematológicas

São tumores malignos originados das células do sangue, medula óssea e sistema linfático.

  • Leucemia - cânceres que começam no tecido formador de sangue da medula óssea. Não formam tumores sólidos. Neste caso, um grande número de glóbulos brancos anormais (células leucêmicas e células blásticas leucêmicas) se acumulam no sangue e na medula óssea, expulsando as células sanguíneas normais. O baixo nível de células sanguíneas normais pode tornar mais difícil para o corpo levar oxigênio aos tecidos, controlar o sangramento ou combater infecções.  

Existem 4 tipos comuns de leucemia, agrupados com base na rapidez com que a doença piora (aguda ou crônica) e no tipo de célula do sangue em que o câncer se inicia (linfoblástica ou mieloide).

  • Linfoma - é um câncer que começa nos linfócitos (células T ou células B). São glóbulos brancos que combatem doenças e fazem parte do sistema imunológico. No linfoma, os linfócitos anormais se acumulam nos linfonodos, vasos linfáticos, e outros órgãos do corpo. Existem dois tipos principais de linfoma:
  1. Linfoma de Hodgkin - linfócitos anormais chamados células de Reed-Sternberg. Essas células geralmente se formam a partir de células B.
  2. Linfoma não Hodgkin - este é um grande grupo de cânceres que começam nos linfócitos. Os cânceres podem crescer rapidamente ou lentamente e podem se formar a partir de células B ou células T.
  • Mieloma múltiplo - câncer que começa nas células plasmáticas, os plasmócitos são glóbulos brancos que produzem anticorpos. As células plasmáticas anormais se acumulam na medula óssea e formam tumores nos ossos por todo o corpo. É também chamado de doença de Kahler.

Melanoma

O melanoma é um câncer que começa nas células que se transformam em melanócitos, responsáveis pela produção de melanina (pigmento que dá cor à pele). A maioria dos melanomas se formam na pele, mas podem ocorrer em outros tecidos como o olho.

Tumores de cérebro e medula espinhal

Existem diferentes tipos, sendo denominados com base no tipo de célula em que se formaram e onde o tumor se formou pela primeira vez no sistema nervoso central. Por exemplo, o Astrocitoma que começa em células cerebrais chamadas astrócitos, que ajudam a manter as células nervosas saudáveis. 

Outros tipos de tumores:

  • Tumores de células germinativas: são um tipo de tumor que começa nas células que dão origem aos espermatozoides ou óvulos. Esses tumores podem ocorrer em quase qualquer parte do corpo, podendo ser benignos ou malignos.
  • Tumores neuroendócrinos: se formam a partir de células que liberam hormônios no sangue em resposta a um estímulo, assim podem produzir quantidades de hormônios acima do normal, causando muitos sintomas diferentes. Os tumores neuroendócrinos podem ser benignos ou malignos.
  • Tumores Carcinóides: são um tipo de tumor neuroendócrino. São de crescimento lento e geralmente encontrados no sistema gastrointestinal (mais frequentemente no reto e intestino delgado). Os tumores carcinoides podem se espalhar para o fígado ou outros locais do corpo e secretar substâncias como a serotonina ou prostaglandinas, causando a síndrome carcinóide.