Diferenças entre células cancerosas e células normais

As células cancerosas diferem das células normais de muitas maneiras que as permitem crescer sem controle e tornarem-se invasivas. Uma diferença importante é que elas são menos especializadas do que as células normais, ou seja, enquanto as células normais amadurecem em tipos distintos com funções específicas, as células cancerosas não. Esta é uma das razões pelas quais continuam a se dividir sem parar.

Além disso, são capazes de ignorar os sinais que dizem para as células pararem de se dividir ou que estimulam a morte celular programada, artifícios utilizados pelo corpo como uma forma de se livrar das células desnecessárias.

As células cancerosas podem ser capazes de influenciar as células normais, moléculas e vasos sanguíneos que circundam e alimentam um tumor - área conhecida como microambiente. Por exemplo, elas podem induzir células normais próximas a formarem vasos sanguíneos que fornecem oxigênio e nutrientes que os tumores precisam para crescer. 

As células cancerosas também costumam escapar do sistema imunológico, rede de órgãos, tecidos e células especializadas que protegem o corpo de infecções e outras condições. Embora o sistema imune normal remova células danificadas ou anormais do corpo, algumas células do câncer são capazes de “se esconder”.

Elas também podem usar o sistema imunológico para permanecerem vivas e crescer. Por exemplo, com a ajuda de algumas células do sistema imune que normalmente evitam uma resposta imunológica descontrolada , as células cancerosas podem impedir que o próprio sistema imunológico mate-as.